CRAS PROMOVE AÇÃO ALUSIVA AO SETEMBRO AMARELO

CRAS PROMOVE AÇÃO ALUSIVA AO SETEMBRO AMARELO

O crescente índice de suicídios nas últimas décadas reforça a importância de falar sobre o assunto, para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Assistência Social através do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, promoveu nesta semana rodas de conversas, palestras e audiovisual sobre a campanha alusiva ao setembro Amarelo.

A ação contou com a participação de crianças e idosos usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos- SCFV, e jovens da rede estadual de ensino. O evento foi facilitado pela Psicóloga Fabielle Tavares e Rayanne Martins Assistente Social do Cras.

“Prevenir o suicídio através de conscientização e ações no âmbito da Psicologia Social configura-se como essencial a atenção psicossocial de nossos usuários e munícipes. Assim, quase 100% dos casos podem ser evitados, daqui deriva a importância em tratar a dor ao invés de "matá-la". A mesma porcentagem vale para pensamentos suicidas que advém de Transtornos Mentais, por isso, a prioridade no cuidado com a mente.”, disse a psicóloga Fabielle Tavares.

“Com objetivo de elevar e despertar a consciência acerca dos cuidados em saúde mental, bem como, colocar em cena o objetivo principal da campanha que é prevenção ao suicídio. Vale destacar que apesar da campanha alusiva, os cuidados que transversa a saúde mental deve ocorrer e está em evidência de Setembro a Setembro”, destacou a Assistente Social, Rayanne Martins.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Dayanna Torreão, “Nós que fazemos o CRAS de São José dos Cordeiros estamos mês a mês promovendo eventos de conscientização e fortalecimento de vínculos sempre com alusão aos temas propostos, levando informações de maneira leve e de entendimento fácil, através de brincadeiras, dinâmicas e oficinas, além de realizarmos as atividades de visitação, prevenção e atendimento às demandas advindas da sociedade, em especial dos mais vulneráveis.”

Não podemos acreditar que estamos sozinhos. Peça ajuda! Vidas podem ser salvas.